Conheça os jogos mais populares da quarentena

Covid-19 intensificou os hábitos dos gamers e teve até quebra de recordes

O isolamento social tornou o cenário favorável a jogos já tradicionais para o público. Em pouco mais de um mês de agravamento da pandemia do novo coronavírus, os jogadores casuais intensificaram a jogatina e trouxeram ótimos resultados para títulos como CS:GO, Dota 2, PUBG e Grand Theft Auto 5, todos lançados há anos.

Os dados do site Steam Charts indicam que nos últimos 30 dias esses foram os títulos mais jogados pelos assinantes da Steam. O top 5 é completado por Mount & Blade II: Bannerlord, RPG medieval lançado em 30 de março e o único recém lançado entre os dez mais jogados.

De acordo com o PCGamesn, a Steam rompeu a barreira de 20 milhões de usuários on-line simultaneamente em 14 de março. Desses, 6,2 milhões estariam em partidas. Veja o top 10 jogos da Steam nos últimos 30 dias.

Dez jogos mais populares da Steam em março. Fonte: Steam Charts

Pico no CS:GO

A quarentena fez o CS:GO bater o próprio recorde de jogadores simultâneos, 1.235.048. Trata-se do terceiro lugar da história, atrás de PUBGB, que atingiu 3.236.027 jogadores simultâneos em janeiro de 2018, e Dota 2, responsável por atrair 1.291.0328 pessoas em março de 2016. O battle royale conseguiu atrair atenções rapidamente após o lançamento, um mês antes da marca histórica.

O FPS mais popular do mundo impressiona pela quantidade de jogadores recorrentes. Nos últimos dias foram 1.190.895, enquanto Dota 2 e PUBG tiveram 731.729 e 521.034, respectivamente. Os players de CS:GO alcançaram mais de 550 mil horas de jogo contra 336 mil e 176 mil do segundo e terceiro colocado.

Recordes de jogadores simultâneos na Steam. Fonte: Steam Charts

Vendas decolam

O jogo Animal Crossing: New Horizon, lançado em 20 de março para Nintendo DS, alcançou a marca de 1,8 milhão de cópias vendidas em menos de duas semanas. Estima-se que no Reino Unido o título vendeu mais cópias na primeira semana do que todos os outros lançamentos juntos.

Os números também impressionam para Call of Duty: Warzone. O free to play foi liberado ao público no dia 10 de março e passou de 30 milhões de jogadores.