Saiba os games que tiveram Ennio Morricone na trilha

Compositor italiano também deixou um legado no universo dos jogos

Falecido na última segunda-feira (06/07/2020), o maestro italiano Ennio Morricone marcou a história do cinema com composições memoráveis e temas atemporais. Sua música também foi aproveitada pelos desenvolvedores de jogos, que com o aumento da complexidade dos enredos por trás da jogatina, viram nas canções épicas de Ennio uma oportunidade de enriquecer os produtos.

Listamos pelo menos oito jogos cuja trilha sonora aproveitou a genialidade do maestro para entreter os jogadores durante as horas de gameplay. Confira:

Metal Gear Solid 4 e 5

A franquia de espionagem e ficção científica criada por Hideo Kojima é conhecida por suas histórias complexas e elementos gráficos e de jogatina impecáveis em cada geração de consoles. Para adicionar traços épicos ao encerramento do 4º título, Guns of the Patriots (2008), e ao início do 5º capítulo, Ground Zeroes (2014), os criadores usaram a canção “Here’s To You”, parceria entre Morricone e a cantora americana Joan Baez lançada em 1971. Escute no vídeo abaixo:

Blur

Não é um jogo sobre a banda britânica homônima, autora do sucesso “Song 2”, mas um game de carro lançado pela Activision em 2010 para computador, Playstation 3 e XBox 360. No trailer oficial e em partes do jogo, os desenvolvedores usaram a clássica “The Ecstasy of Gold”, gravada para Três Homens em Conflito (1966).

Endless Ocean: Blue World

Esse jogo certamente foge ao padrão. Lançado em 2009 para Nintendo Wii, o game leva o jogador a uma exploração submarina em busca de riquezas e interação com a vida marinha. Não há lutas ou qualquer tipo de competitividade, então o foco é realmente no descobrimento de novos elementos. Para embalar as aventuras, a canção escolhida foi “Nella Fantasia”, que Morricone compôs para o filme A Missão (1986), protagonizado por Robert de Niro.

The Crazed Chicken

Esse excêntrico jogo para computador de 2006 segue o estilo point and click, ou seja, as ações do protagonista – sim, é uma galinha – são determinadas por onde você aponta o mouse durante a jogatina. A trama é alguma coisa bem estranha sobre a galinha ter sido deixada para trás ou algo assim. Bizarrices à parte, a trilha conta com canções do Queen, excertos de música clássica e ainda a lendária “The Good, The Bad and The Ugly”, peça de Morricone imortalizada em Três Homens em Conflito (1966).

Alfa Romeo Racing Italiano

Esse título de corrida lançado para Playstation 2 em 2005 recebeu alguma atenção apenas na Europa. Sem uma seleção de carros, gameplay e gráficos que pudessem competir com os queridinhos da época, as franquias Gran Turismo e Need for Speed, o título focado na montadora italiana passou despercebido por boa parte dos gamers. A música de Morricone que figura no jogo é “Le foto proibite di una signora per bene”, feita para um filme de suspense de 1970 de mesmo nome.

Darkwatch

O FPS para Playstation 2, lançado em 2005, misturou elementos de faroeste com zumbis e outras criaturas místicas. O jogo ganhou uma versão para Playstation 4, mas o título que usou o tema “The Good, The Bad and The Ugly” foi o da geração passada, acrescentando um ar épico às desventuras do protagonista Jericho Cross.

Cogan’s Run

O jogo mais antigo da lista, tendo sido lançado em 1987 para o Amiga 500, um dos primeiros computadores domésticos já vendidos. O game traz uma trama de espionagem com ação em 2D em um ar de Missão Impossível. Além de resolver enigmas, o jogador precisa combater robôs para finalizar as fases. A música que toca quando o jogador perde todas as vidas é creditada como obra de Ennio Morricone.