Quem foram os narradores brasileiros de Fifa e PES

Os dois principais jogos de futebol recebem narrações e comentários em português há mais de 20 anos

Com o passar do tempo, não apenas os gráficos evoluíram nos jogos de futebol. As narrações ganharam mais variedade e até fatos sobre os times. Nos últimos 20 anos, narradores, comentaristas, apresentadores, dubladores e ex-jogadores foram contratados para participar das versões em português dos dois principais títulos, Fifa e Pro Evolution Soccer. Veja quem foram.

Milton Leite

O locutor do SporTv e da Rede Globo narrou o Fifa entre as edições 99 e 2006, incluindo a da Copa do Mundo de 2002, sendo um dos primeiros do Brasil a emprestar a voz para os videogames de futebol. 

Ao lado de Milton Leite nos primeiros anos de Fifa estiveram os dubladores Orlando Viggiani (99 e 2000) e Antônio Moreno (2001 a 2003), conhecidos por darem voz em português a personagens marcantes. O primeiro deles ficou famoso por dublar Marty McFly, em De Volta para o Futuro. Moreno emprestou a voz para personagens de Arnold Schwarzenegger, Morgan Freeman, Sean Connery e Chuck Norris.

Apesar de narrador de ofício, Rogério Vaughan, da ESPN, esteve nos anos de 2004, 2005 e 2006 como comentarista no Fifa e completou a escalação ao lado de Milton Leite.

Nivaldo Prieto e PVC

Com passagens por Globo, Band, TV Cultura e, atualmente, o Fox Sports, Nivaldo Prieto foi o narrador brasileiro do Fifa de 2007 a 2010. Foi o último locutor antes da interrupção das versões em português, que durou até 2013. Ao lado dele, Paulo Vinícius Coelho, o PVC, que teve passagens por ESPN, Fox Sports e agora SporTV.

Eder Luiz e Craque Neto

Em uma época que a TV aberta transmitia partidas do futebol europeu, a dupla escalada para fazer o Fifa World Cup 2006 foi Eder Luiz e Craque Neto (à época, apenas Neto). O narrador ficou famoso nas rádios Band FM e Transamérica e, em seguida, trabalhou na Redetv, Band e Record. 

O ex-jogador com passagens marcantes por Corinthians e Guarani passou por RedeTV, Record e está desde 1999 na Band. Neto apresenta o programa Donos da Bola e é figurinha carimbada nos memes na internet.

Tiago Leifert e Caio Ribeiro

Entre 2013 e 2020, a narração e os comentários do Fifa ficaram por conta dos dois profissionais da Rede Globo. Leifert foi o primeiro narrador que não era de ofício, o que gerou críticas de fãs. Gamers chegaram a trocar o idioma dos comentários ou apenas desativar a locução. O ex-apresentador do Globo Esporte também comanda o The Voice Brasil desde 2012 e o Big Brother Brasil desde 2017.

Caio Ribeiro foi um atacante revelado no São Paulo e com passagens por Inter de Milão, Napoli, Flamengo e outros clubes. A partir de 2007, virou comentarista no SporTV e na Rede Globo. Apesar da saída do amigo Tiago Leifert, Caio foi confirmado na edição 2021 de Fifa.

Gustavo Vilani

Conhecido pelo jeito descontraído nas transmissões, Vilani assumirá a narração de Fifa em 2021. O locutor passou por Fox Sports e agora atua em partidas transmitidas pela Rede Globo e pelo Sportv.

Sílvio Luiz e Mauro Beting

Depois de anos sem narração em português brasileiro, o Pro Evolution Soccer 2011 trouxe uma dupla brasileira. O folclórico locutor da Band e da RedeTV ficou até 2017 como o responsável pela narração de PES, mas resolveu sair da narração por descontentamento com o produto. Em entrevista ao Uol Esporte, Sílvio explicou a situação. 

“Eles andaram desleixando um pouco na edição do jogo. Tem jogo que você vê uma desconexão muito grande entre aquilo que eu falo e o que está acontecendo. E os caras metiam o pau em mim, como seu eu fosse o culpado. Então isso aí começou a me encher o saco, aí eu resolvi logo no começo do ano que não iria fazer”, criticou.

Mauro Beting continua firme e forte no PES. O jornalista já esteve em transmissões da Band, BandSports, Fox Sports e agora comenta partidas da Liga dos Campeões da Europa no Esporte Interativo.

A volta de Milton Leite

Após a saída de Sílvio Luiz, Milton Leite foi anunciado como o substituto. Depois de 15 anos, o locutor volta aos video games em Pro Evolution Soccer 2021.

Versões não-oficiais

Galvão Bueno, Cléber Machado, Luís Roberto e André Henning nunca foram contratados para fazer jogos. Entretanto, não foram poucas as versões piratas que tiveram a voz dos dois nas narrações. Uma das mais célebres com Galvão Bueno foi o Bomba Patch de Winning Eleven no Playstation e no Playstation 2.