Os melhores jogos de tiro FPS para celular

Os FPS mais bem feitos e desafiadores que o universo mobile pode oferecer

Os jogos de tiro em primeira pessoa (First-Person Shooters ou FPS, em inglês) estão entre os mais populares do mundo. Com a modernização dos celulares e tablets atuais e a demanda cada vez maior por uma jogatina de qualidade nesses aparelhos, era esperado que as desenvolvedoras se dedicassem a games mobile bem feitos.

Com base no Android Authority e na experiência pessoal da equipe da Rush Arena, montamos uma lista com os melhores FPS para Android e iOS já feitos.

Critical Ops

Foto: Reprodução

É inegável que Critical Ops seja mais uma tentativa de levar o CS:GO ao universo mobile. Isso, contudo, não é demérito algum para o jogo feito pela Critical Force Entertainment. Com gráficos bons e uma jogabilidade intuitiva, a vasta seleção de armas e os cenários bem elaborados trazem boas experiências. Os modos multiplayer são variados e emulam jogos competitivos de computador. Gratuito para Download para iOS e Android.

Call of Duty: Mobile

Foto: Reprodução

A versão para celulares e tablets da franquia de sucesso nos consoles e PCs bateu todos os recordes à época de seu lançamento, em 1º de outubro de 2019. Foram 20 milhões de downloads no primeiro dia e mais de 100 milhões após a primeira semana disponível. A hype gerada é justificada.

Com gráficos incríveis para mobile, diversos modos de jogo e um gameplay intuitivo e simples de dominar, CoD está entre os melhores games de qualquer gênero para celulares. O lado negativo é que exige basante do processamento do aparelho, portanto só pode ser bem aproveitado em telefones mais modernos. Pode ser baixado de graça para iOS e Android.

Dead Effect 2

Foto: Reprodução

O sucesso de títulos como Left 4 Dead e Dead Space ou até F.E.A.R. para consoles e PC mostrou o potencial de jogos FPS com temáticas de horror. Dead Effect 2 aproveita isso no universo mobile com generosa seleção de armas, gráficos bons e uma jogatina leve que reduz a chance de o usuário se frustrar por alguma falha mecânica durante a ação. Também possui uma versão para PC, PS4 e XBox One.

Diferentemente dos dois títulos acima, ele é mais recomendado para quem prefere fazer campanhas solos e embarcar em uma história linear, mas também possui um modo multiplayer. O sistema de melhoramento de equipamentos e armas, algo no estilo RPG, também traz desafios interessantes. Pode ser baixado gratuitamente para Android e iOS.

Hitman Sniper

Foto: Reprodução

Parte da franquia de sucesso criada em 2000, Hitman Sniper foge das características de seus predecessores famosos para PS2 e XBox. Portanto nada da combinação de ação frenética com missões stealth de jogos como Silent Assassin e Blood Money, aqui o foco é todo no rifle de precisão à longa distância do protagonista, que precisa eliminar alvos usando a melhor estratégia possível.

A proposta, portanto, é similar aos jogos genéricos com Sniper no nome, que aparecem aos montes nos mecanismos de buscas da Play Store ou App Store. Hitman, contudo, não se destaca apenas pela grife que carrega, mas por gráficos bem feitos e um sistema de recompensa que permite customização e melhoria de equipamentos para executar melhor as missões.

Existe ainda um modo extra de sobrevivência a zumbis. O único porém é a falta de variedade de cenários. É o primeiro jogo pago da lista, custando R$ 4,29 nas lojas de aplicativos.

Infinity Ops

Foto: Reprodução

O jogo mais elaborado dessa lista. Além de ter gráficos e mecânicas que lembram títulos como Apex Legends e Warframe, possui um sistema de clãs que permite jogadores agruparem os amigos durante o gameplay. O game ainda oferece uma série de equipamentos interessantes como jetpacks e lança-granadas.

Existe também uma variedade de modos como mata-mata (deathmatch), mata-mata em times e Hardcore, em que o dano é dobrado e exige mais atenção do jogador. O desenvolvedor promete que Infinity Ops possui otimização para rodar em celulares e tablets menos potentes, porém alguns usuários reclamam de bugs quando jogam em dispositivos menos modernos. Pode ser baixado de graça para Android e iOS.

Into The Dead 2

Foto: Reprodução

Assim como CoD: Mobile, esse game pode ser colocado entre os melhores de qualquer categoria no universo de jogos para celulares e tablets. ItD 2 mistura a ação quase ininterrupta de Left 4 Dead com a profundidade (e o choque) de histórias como de The Walking Dead.

O grande diferencial deste título é que o protagonista está sempre correndo para frente. Então o jogador precisa desviar de obstáculos e zumbis apenas indo para a direita ou esquerda e atirar neles ajustando a direção em que a câmera está apontada. Apesar de ser gratuito o download para iOS e Android, é um daqueles games “freemium”, em que é quase impossível chegar ao fim sem gastar dinheiro com melhoramentos ou novas armas.

Modern Combat 5

Foto: Reprodução

Se o assunto é jogo impressionante, Modern Combat 5 precisa ser mencionado. O detalhe gráfico é comparável a títulos de PC e Console e possui provavelmente os melhores controles dentre toda a lista. O estilo de ação e o modo como alguns cenários se desenvolvem lembram um pouco Gears of War, mas MC 5 tem toda uma personalidade própria.

Além das campanhas solo, existe um modo multiplayer empolgante e movimentado, com seis classes diferentes de personagens para evoluir e customizar e suporte para controles adaptados a celular. Pode ser baixado de graça para Android e iOS.

NOVA Legacy

Foto: Reprodução

Mais um FPS futurista e de temática espacial e mais um título “freemium”. A diferença de NOVA Legacy é a grande gama de possibilidades para personalização de heróis e armas. No modo multiplayer, ainda conta com uma câmera que repete o instante da sua morte. Não é exatamente útil, mas é bem legal.

Apesar de o download inicial sugerir que ele vai ocupar 20 MB do seu celular ou tablet, acredite: vai ser bem mais. O download é gratuito para Android e iOS.

Shadowgun War Games

Foto: Reprodução

Sendo bem direto, Shadowgun é o Overwatch para celulares e tablets. Além do esquema ‘Player versus Player’ (PvP) que consagrou a franquia da Blizzard, o uso de habilidades secundárias e até traços do design do jogo remetem ao seu “irmão mais velho”.

Nada disso, porém, é demérito para o jogo, que traz um bom nível de ação multiplayer e controles bem responsivos. As reclamações mais recorrentes dos jogadores sobre Shadowgun são sobre o tutorial de início, que é longo e não pode ser pulado, e problemas de conexão frequentes.

A desenvolvedora, MADFINGER Games, contudo, costuma responder às avaliações dos usuários e já promoveu diversas melhorias desde o lançamento. Pode ser baixado gratuitamente para iOS e Android.

Unkilled

Foto: Reprodução

Mais um jogo de zumbi, porém com brilho próprio. Sim, o gameplay evoca a Left 4 Dead e afins, mas o estilo da ação e a possibilidade de selecionar diferentes personagens com tipos distintos de armas (rifles, escopetas etc) coloca Unkilled mais próximo de clássicos como House of The Dead e Time Crisis.

Apesar da movimentação ser livre ao jogador, a sensação é que se fosse um jogo de simplesmente mirar e atirar talvez a experiência fosse ainda melhor.

De qualquer jeito, é um dos jogos com melhor modo co-op da lista e um dos que mais tem variedade de itens alternativos para cura, melhora de habilidades e afins. Pode ser baixado gratuitamente para iOS e Android.