Os 10 jogos mais assistidos na Twitch

GTA, LoL e Valorant dominam preferência no mês de julho

As pessoas estão investindo mais tempo em canais de streaming no mundo todo. De acordo com a empresa de análise Rainmaker.gg, parceira da StreamElements, em julho de 2021, a Twitch registrou 1,75 bilhão de horas assistidas, um aumento de 23% em relação a julho de 2020.

Já o Facebook Gaming quebrou o próprio recorde histórico com 522 milhões de horas assistidas. As duas plataformas são as mais relevantes do planeta, ao lado do Youtube, em produção de conteúdo específico.

O bom trabalho de captação de público dos influenciadores explica em parte esse crescimento. Prova disso é que, conforme o Rainmaker.gg, a categoria da Twitch mais assistida em julho foi a “Just Chatting”, que literalmente é quando o streamer não coloca nenhum jogo e apenas troca ideias com seus seguidores. Apesar disso, a relevância dos games para esse segmento é óbvia.

Portanto, listamos os 10 jogos que mais foram assistidos na Twitch, a maior plataforma do meio, em julho de 2021. A fonte é a Newzoo.com. A maioria dos títulos são bem conhecidos. Ao lado, a quantidade de horas assistidas:

Liberdade de GTA ainda o coloca como queridinho (Divulgação)

GTA V – 142,3 milhões 

A franquia da Rockstar Games segue como uma das mais populares do mundo há bastante tempo. Lançada em 2013 e com apenas atualizações pontuais, a exploração em mundo aberto e os diversos modos e missões disponíveis ainda atraem legiões de espectadores mundo afora. Do top 10, é o único, ao lado de Minecraft, que não tem representação nos Esports.

Versão mobile impulsionou o Lolzinho (Divulgação)

League of Legends – 134,3 milhões

Consolidado no meio dos Esports e ainda muito forte entre os espectadores casuais, o MOBA da Riot Games sempre esteve entre as melhores posições nesse tipo de lista. O crescimento de popularidade das ligas profissionais no ocidente, o lançamento de uma versão mobile, a Wild Rift, e a popularidade dos criadores de conteúdo identificados com o LoL, como Tyler1, nos EUA, e Jukes, no Brasil, explicam os bons números.

FPS da Riot caiu no gosto popular (Divulgação)

Valorant – 80,8 milhões

Um dos jogos mais recentes da lista – foi lançado oficialmente em maio de 2020 – o FPS da Riot Games conquistou uma legião de fãs, em especial nos EUA, e se consolidou sem dificuldades na lista de mais assistidos. Até hoje, teve apenas um grande campeonato internacional transmitido, portanto tem potencial para crescer sua base com a ramificação do seu cenário competitivo.

Battle Royale de CoD abalou a concorrência (Divulgação)

CoD: MW/Warzone – 79,5 milhões

O jogo “principal” da franquia da Activision bem como o seu badalado modo Battle Royale entraram juntos na estatística da Newzoo. Por serem essencialmente o mesmo produto, a unificação é válida. Do número total, cerca de 67 milhões das horas visualizadas para CoD se referem a Warzone, que causou muito impacto à época de seu lançamento.

Força de Fortnite ainda é seu apelo junto ao usuário casual (Divugação)

Fortnite – 69,3 milhões

A menina-dos-olhos da Epic Games é também o carro-chefe não apenas da empresa, mas como do gênero de Battle Royale como um todo. Segundo a Newzoo, menos de 0,4% das horas assistidas do título vieram da transmissão de competições profissionais, o que mostra a força desse jogo entre os espectadores casuais.

Competitivo de CS:GO ainda é um dos mais importantes do mundo (Divulgação)

CS:GO – 58,5 milhões

Uma das franquias mais tradicionais da lista, tendo sido lançada no final dos anos 1990, o FPS da Valve segue um caminho oposto a Fortnite. Mais de um terço das horas visualizadas do jogo provêm de competições profissionais. No universo dos Esports, representa, guardadas as devidas proporções, o mesmo que o futebol para os esportes tradicional. Sendo assim, mesmo sem números tão impressionantes para o mês, é notável que nunca tenha deixado o posto de relevância desde o lançamento.

Minecraft é um sucesso multi-plataforma (Divulgação)

Minecraft – 53,5 milhões

O segundo e último jogo no top 10 dessa lista a não ter qualquer representatividade relevante no meio dos Esports. Isso não afeta em nada a popularidade do título da Mojang, que é um titã da jogatina casual em todas as plataformas em que está presente. A possibilidade virtualmente infinita de criação dentro do game é o seu grande diferencial.

Até nos cinemas Warcraft foi parar (Divulgação)

World of Warcraft – 47,5 milhões

Outro clássico, cuja primeira edição foi lançada em 1994, na lista. Já tendo sido até adaptado para os cinemas, o RPG da Blizzard segue angariando visualizações mesmo quase duas décadas do surgimento de WoW. Seu cenário competitivo é bem tímido se comparado com os demais, mas não tem uma representação irrelevante, acumulando 120 mil horas assistidas em julho.

Atualizações do Apex mantém o jogo em alta (Divulgação)

Apex Legends – 47.3 milhões

O Battle Royale em estilo FPS da Electronic Arts surgiu como um sucesso e foi descendo os rankings de relevância após seu surgimento. Mesmo assim, as atualizações constantes e os diferentes modos de jogo mantém uma plateia fiel e empolgada com o título, que tem uma jogabilidade bem mais complexa que concorrentes como Fortnite e PUBG, mas consegue envolver o player casual.

Popularidade chinesa do Dota é seu grande trunfo (Divulgação)

DoTA 2 – 42,4 milhões

A popularidade na China deste MOBA da Valve o garante sempre entre os jogos mais assistidos e entre os Esports que mais movimentam dinheiro no mundo. A comunidade reclama da negligência da desenvolvedora com novos jogadores e mesmo com os mais experientes, mas a paixão pelo título nunca diminui. Dos Esports, tirou mais de um terço das horas vistas em julho, apesar da ausência de grandes competições no período.