Novo GTA pode sair em 2023

Desenvolvedora desmente, mas gastos com publicidade podem revelar nova edição

Enquanto o próximo GTA não é anunciado, qualquer movimentação por parte da Rockstar e empresas associadas é motivo de especulação. Dessa vez, a previsão de investimento em marketing mostrada em um relatório financeiro da Take-Two trouxe especulações sobre o futuro da franquia.

A expectativa da desenvolvedora de gastar US$ 89 milhões em divulgação entre 2023 e 2024 foi mostrada em um documento público publicado pela Securities and Exchange Commission. No Brasil, o órgão similar é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que fiscaliza operações em bolsa de valores.

O valor chamou a atenção porque a previsão é investir US$ 22 milhões em 2022 e apenas um lançamento do tamanho de Grand Theft Auto justificaria a injeção de tantos recursos. As informações são do Venture Beat.

Entretanto, a Take-Two esclareceu que essa previsão de investimento seria relativa a contatos com terceiros e que não necessariamente refletiria o orçamento interno de marketing para a Rockstar Games. 

Se a explicação convence ou não, o fato é que GTA V completará 10 anos de lançamento em 2023. Ainda se trata de um jogo rentável e interessante ao público. Prova disso é que o jogo é um dos cinco títulos mais acessados na Steam e chegou a registrar a marca de 260 mil jogadores simultâneos durante a pandemia do coronavírus. A gratuidade na loja da Epic Games fez até os servidores congestionarem.

Mesmo depois de sete anos, GTA V continua como um dos principais jogos da Steam (Fonte: Steam Charts)


Estágio inicial de produção

O Rush Arena noticiou nos últimos meses sobre imagens do que poderia ser o GTA VI, mas os rumores não foram confirmados. O efeito crunch gerado por Red Dead Redemption 2 fez a Rockstar tomar precauções para os próximos títulos, de acordo com o Kotaku

As informações dão conta que o próximo Grand Theft Auto está em fase inicial de produção. E a saída de Dan Houser, uma das cabeças da Rockstar, possa afetar a execução do projeto. A expectativa é que o mapa da próxima edição tenha um tamanho moderado, mas ainda grande comparado a outros jogos.