Nos playoffs ou não? Time da MIBR fica confuso após classificação na Pro League

Empate triplo entre os brasileiros, Swole e 100 Thieves adia comemoração depois da vitória

A MIBR teve um início ruim na fase de grupo das Américas da Pro League, mas respirou aliviada após vencer a Swole Patrol, nessa sexta-feira (3), e ficar entre os quatro classificados aos playoffs regionais. A comemoração dos jogadores, porém, não foi instantânea, já que eles parecem ter se esquecido de ler o livrinho de regras da ESL. Veja abaixo:

O grupo das Américas foi o mais acirrado de toda a Pro League. Os três primeiros colocados, Liquid, Evil Geniuses e FURIA, terminaram iguais com 3 vitórias e 2 derrotas cada, enquanto os três últimos, MIBR, 100 Thieves e Swole Patrol, também protagonizaram empate triplo, com 2 vitórias e 3 derrotas.

Assim, conforme as regras da ESL, item 4.4, o próximo critério de desempate era o saldo de mapas entre as equipes com mesma pontuação. No caso dos três primeiros, Liquid e EG terminaram com saldo de dois mapas positivos, enquanto a FURIA ficou com zero e, portanto, automaticamente em terceiro lugar.

No embate entre os dois do topo, Liquid ficou com o 1º lugar pelo sexto critério de desempate, o saldo de rounds, já que havia equivalência em todos os outros. Com saldo de 21 diante de apenas 1 da EG, os Cavalos lideraram a tabela da primeira fase.

Imagem
Regra da ESL com o critério de desempate em destaque (Reprodução)

Na parte de baixo, Gabriel “FalleN”, como revela seu tweet imediatamente após o triunfo de sexta-feira, imaginou que estivesse classificado pelo fato de a MIBR ter vencido 100 Thieves e Swole no confronto direto, mas na verdade a matemática era mais simples. Os brasileiros terminaram com saldo de mapas zero, enquanto os outros dois negativaram.

No fim, os próprios brasileiros perguntaram diretamente a representantes da ESL e, depois de receberem a confirmação de que haviam passado de fase, enfim soltaram o grito entalado. Na 3º e 4ª posição da fase de grupo, respectivamente, FURIA e MIBR se enfrentam na próxima quinta-feira (9/04/2020) pela repescagem, enquanto Liquid e EG duelam no mesmo dia pela chave dos vencedores.