De onde surgiu o meme Ronaldinho Soccer 64

Entenda o mod que fez sucesso no Brasil nos anos 1990 e foi redescoberto

Você deve ter se deparado nos últimos tempos com algum vídeo com ou meme tosco de Ronaldinho Soccer 64. Para quem tem menos de 20 anos pode até não fazer sentido, mas durante os anos 1990 essa era a forma de ver os ídolos do futebol representados no video game. Ronaldinho Soccer e Futebol Brasileiro são duas relíquias no Super Nintendo e no Nintendo 64.

O meme em questão é de um mod baseado no International Super Soccer 64, lançado em 1997. Sem entender muita coisa, os gringos acharam ótimo combinar a abertura mal feita (na época não parecia tanto) com cenas surpreendentes ou engraçadas. 

Veja aqui uma coletânea de memes:

Para contar a história de Ronaldinho Soccer 64, é preciso entender como surgiram as modificações de International Super Soccer, muito antes de Pro Evolution Soccer, Fifa e Winning Eleven e até do carismático Bomba Patch. O ISS foi desenvolvido pela Konami, assim como PES.

Por volta de 1995, camelôs de todo o Brasil passaram a vender cópias do jogo Futebol Brasileiro (a mais famosa talvez tenha sido a versão 1996). As escalações eram mais ou menos realistas (naquela época as fontes de pesquisa eram produtos vendidos pelas quase finadas bancas de jornal) e as camisas seguiam as cores dos times, apesar da limitação tecnológica.

O jogo é bem divertido até hoje. Não tem o realismo e os gráficos dos títulos mais avançados, mas é possível perder algumas horas jogando com amigos. Há os modos de campeonatos programáveis e de cenários, onde o jogador precisa virar jogos tidos como impossíveis. Dá até pra fazer o juiz virar um cachorro, com uma sequência de comandos.

Do Peru para o mundo

Mas, apesar do sucesso estrondoso, esses produtos eram feitos por um grupo de peruanos. Programadores hackeavam os códigos de ISS para SNES e faziam modificações para os mercados sul-americanos. Ou seja, houve versões para Peru, Brasil, Argentina, Colômbia, entre outros. As frases do narrador eram difíceis de compreender, porque, no caso da versão brasileira, apenas foi feita uma adaptação, ao melhor estilo “portunhol”.

Se codificar hoje não é tarefa para todo mundo, imagina quase 30 anos atrás, com computadores capengas e sem tutoriais na internet? Aliás, em 1995 web mal havia sido implantada no Peru, o que gerou uma dificuldade extra na distribuição dos cartuchos pelo continente, de acordo com uma matéria da Vice.

Ronaldinho Soccer 64 é uma sequência da versão para Super Nintendo, adaptada para o console da geração seguinte. O protagonista do mod é o atacante Ronaldo, que na época era chamado de Ronaldinho, anos antes da ascensão do Gaúcho. 

O mundo era bem diferente naqueles tempos, com a Seleção Brasileira ainda tetracampeã, mas recheada de craques como Romário, Bebeto, Taffarel, Cafu e Roberto Carlos. Os consoles ainda chegavam a, no máximo, 64 bits e os gráficos 3D ainda engatinhavam. Mesmo assim, muita gente sente saudades.