Confira o novo formato da liga de R6 após fim da Pro League

Primeira região a ter o modelo de disputa divulgado foi a norte-americana

Por Álvaro Damião Jr.

A Ubisoft começou a divulgar o formato das novas Ligas Regionais, que darão vagas diretas aos Majors de Rainbow Six: Siege em substituição à Pro League. Cada região terá autonomia de organizar seus próprios campeonatos como prefeir e a região norte-americana foi uma das primeiras a fazer seu anúncio, na última segunda-feira (04/05/2020), com diversos detalhes.

A NA League

A Liga Norte-Americana será dividida entre os EUA e o Canadá (US Divison e Canada Divison), disputadas de forma diferente. As temporadas competitivas terão início em março e terminarão em fevereiro de 2021, com a disputa do Six Invitational fechando o ciclo. A season completa será disputada em três fases, de cinco semanas cada, conferindo vagas aos Majors. Com o cancelamento da Pro League São Paulo e com a pandemia do novo Coronavírus, 2020 terá apenas duas dessas etapas.

Após o final das três fases, haverá a North American Finals, que coroará as principais equipes do cenário norte-americano e também dará chance às equipes da Challenger, divisão inferior, disputarem a vaga da NA League, seja na divisão americana ou na divisão canadense, contra as piores equipes da elite.

Enquanto isso, as equipes irão nesses três estágios somando pontos, que valem para o rankeamento global. Esse ranking colocará as 16 principais equipes do mundo na disputa do grande torneio do jogo, o Six Invitational, que acontece sempre em fevereiro. O Invitational será, dessa forma, considerado o mundial da modalidade, reunindo as melhores equipes ao fim da temporada.

US DIVISON

A divisão americana contará com oito equipes, sendo todas elas convidadas. Cinco estavam presentes na última Pro League, e a adição de outras três, gerando consequentemente a exclusão de outras três equipes, é o que mais gera polêmica no cenário, como explicado anteriormente.

As equipes que vão disputar o torneio são:
● Spacestation Gaming
● Team SoloMid
● DarkZero Esports
● eUnited
● Tempo Storm
● Susquehanna Soniqs
● Disrupt Gaming
● Oxygen Esports.

A Soniqs, Disrupt e Oxygen são as organizações que não estavam presentes na Pro League Season 11, mas seus elencos são conhecidos. A Soniqs disputou a Pro League Season 10 e ficou marcada pela presença da jogadora Lauren “Goddess”, uma das únicas pro players femininas na elite do cenário.

A Disrupt tem, por sua vez, contratou alguns jogadores que disputaram a última EPL e são bem conhecidos, como os ex-Reciprocity Zachary “Nyx” e Alexander “Retro”, e Aaron “Shuttle”, ex-Rogue. A Oxygen Esports adquiriu a última formação da Reciprocity, que deixou o cenário em virtude das mudanças promovidas pela Ubisoft.

O torneio será disputado entre estas oito equipes de forma presencial em Las Vegas, Nevada, e todas suas partidas retornarão ao formato melhor de 3 jogos (md3).

CANADA DIVISON

O Canadá terá pela primeira vez uma divisão voltada apenas para seus times locais, e está agora diretamente ligada ao cenário competitivo global. O torneio será disputado por quatro equipes de forma online, que, diferentemente do modo de entrada da divisão americana, terão de se classificar por um qualificatório aberto. Os qualificatórios já tem data marcada para 30 e 31 e maio de 2020, e as inscrições estarão disponíveis do dia 11 à 29 de maio.

Assim como a divisão dos EUA, a canadense será disputada em melhores de três, e suas equipes poderão ir para os Majors disputando contra os americanos. Detalhes dos playoffs de ambas divisões serão divulgados posteriormente nos canais oficiais do Rainbow Six Esports.

CHALLENGER LEAGUE

Com o intuito de manter o ecossistema da modalidade saudável e gerar oportunidades para outros jogadores, a NA League contará também com a presença da sua porta de entrada, a NA Challenger League. A Challenger contará também com três etapas no ano, sendo apenas duas em 2020 pelos fatores previamente citados. Os qualificatórios para a primeira fase do ano acontecerá nos dias 6 e 13 de junho, e 29 de agosto e 5 de setembro para a segunda fase.


US CHALLENGER

Em 6 de junho de 2020, serão realizados os qualificatórios para a fase 1 da Challenger League dos Estados Unidos. As equipes jogarão em um torneio com partidas md1 até que restem 16 participantes. Em 13 de junho de 2020, eles jogarão em um torneio eliminatório disputado em md3 até restarem oito equipes. Essas equipes vão ingressar na Divisão 1 da US Challenger League, que será transmitida regularmente para oferecer promoção e apoio aos jogadores.

Essas oito equipes serão divididas em dois grupos de quatro. Na quinta e última semana, as primeiras colocadas de cada grupo se enfrentarão para decidir o 1° e 2° colocado geral. A 1ª colocada da Challenger da Etapa 2 jogará com a oitava da US Divison. O vencedor será promovido para a Fase 1 primeira fase da Divisão dos EUA de 2021, com o perdedor sendo rebaixado para a primeira fase da Challenger. O mesmo processo e as mesmas datas da US Challenger serão utilizadas na divisão de acesso canadense.

A Ubisoft promete trazer um ecossistema muito mais forte para o Rainbow Six com essas alterações, e se espera para o futuro do jogo. As mudanças dos formatos das regiões: européia, latino americana e asiática, você encontra aqui na Rush Arena assim que forem divulgadas.